Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) resolveu priorizar a estratégia de expansão de lojas de menor formato, e fará a conversão de cinco novas unidades hoje sob a bandeira Extra Fácil para a marca Minimercado Extra, projeto que conta com aporte de R$ 36 milhões. A expectativa é que até o final do ano a marca conte com 19 unidades, das quais 14 serão originárias da bandeira Extra Fácil.
O processo final de conversão está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, com 66 lojas envolvidas. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Tudo isso com mais conforto, qualidade, atendimento próximo e eficiente, e toda a confiança que a marca Extra já traz às famílias brasileiras", diz João Simões, diretor de Operações do Minimercado Extra. De acordo com a varejista, a reformulação nas unidades vai desde a comunicação até o padrão de operação. As lojas transformadas também irão ter maior área de vendas: cerca de 300 metros quadrados, o que é 100 metros a mais que a média do formato das antigas unidades, que terão foco em produtos perecíveis. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e a partir daí reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Todo esse processo visa a trazer a melhor opção de compra para o dia a dia aos consumidores", afirma o executivo.
Para implementar os ajustes nas unidades e fazer a escolha do novo nome foram precisos 18 meses de estudo e seis pesquisas, além da realização de um projeto piloto em quatro lojas na capital paulista e uma em Santo André, na região do Grande ABC. A varejista inclusive já inaugurou a primeira unidade sob a nova marca, localizada na zona sul de São Paulo.
As projeções do GPA apontam que as cinco bandeiras convertidas apresentaram um crescimento de 40%, se comparadas ao antigo formato, desde quando o projeto piloto foi implantado, no início do ano. A expectativa é que as unidades mantenham os bons índices de crescimento na mesma proporção. Além da ampliação da área de vendas, as unidades a serem transformadas, também deverão ter maior número de caixas (check-outs) e aumento de 100% do quadro funcional. No setor de Frutas, Verduras e Legumes (FVL), o formato também expandiu a variedade de processados e a linha de mercearia, totalizando um mix de 3.500 itens. A expectativa para os três próximos anos é a abertura de cerca de 420 novas unidades.
Veículo: DCI