Ser uma companhia global de marcas desejadas é o objetivo da Alpargatas. "Para isso a gente tem que cada vez mais investir em marketing, no desenvolvimento das marcas, em tecnologia, em design, em pesquisa, em inovação, para que os produtos cheguem no ponto de venda com todos esses pré-requisitos, porém a um preço muito justo, para que a relação custo-benefício seja sempre ótima", afirma o presidente da empresa, Márcio Utsch. -
A companhia calçadista, presente em 85 países com as marcas Havaianas, Dupé, Mizuno, Rainha, Topper, Sete Léguas, Meggashop e Timberland, tem como meta chegar a 2014 com uma receita bruta de R$ 5,5 a R$ 6 bilhões, mais que o dobro do que os R$ 2,6 bilhões atingidos em 2010. A empresa anunciou em julho deste ano uma nova fábrica na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, com investimento de R$ 200 milhões. A planta, que deverá começar a operar em setembro de 2012, aumentando de 35 a 40% a capacidade de produção da companhia, deve gerar 2,2 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.
Utsch também cita investimentos em expansão geográfica para novos países, como Índia, Paquistão, China e México, e para regiões do Brasil onde seus produtos ainda não estão presentes. Outra aposta é no desenvolvimento de novas categorias de produtos para as marcas já existentes. "Nós vamos agora vender tênis com a marca Havaianas, por exemplo, e a Topper está investindo em rugby, um esporte novo no País", conta.
O ano de 2011 foi marcado por um forte aumento do preço da borracha, insumo para a produção de sandálias e de solas de tênis esportivos. Mas, para o quarto semestre e o próximo ano, a perspectiva do executivo é otimista: "Nós aumentamos os preços em todos os nossos segmentos e não vamos voltar atrás. E nós esperamos não só a reversão da commodity borracha, mas também melhorias de processos operacionais, com o aumento de produção nas mesmas fábricas. Coisas dessa natureza fazem com que a gente consiga produzir mais com os mesmos recursos, e diminuir os custos fixos da companhia. A Alpargatas é uma empresa muito forte, mormente em momentos de crise."
Veículo: DCI