Resultado se deve às medidas macroprudenciais adotadas pelo governo federal.
As vendas do varejo em Minas Gerais registraram crescimento 1,4% em novembro na comparação com outubro do ano passado, na série com ajuste sazonal, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado permaneceu acima da média nacional, que cresceu 1,3%, na mesma base de comparação.
Já quando o resultado do penúltimo mês de 2011 com o do mesmo período do ano anterior, o crescimento é ainda mais expressivo no Estado do que no país. De acordo com o levantamento, enquanto no Brasil a expansão foi de 6,8%, em Minas Gerais a alta chegou a 10,4%.
Na avaliação do analista do IBGE em Minas, Antônio Braz de Oliveira e Silva, de uma forma geral, os resultados do décimo primeiro mês do ano passado, especialmente os do país, indicam uma redução no ritmo de crescimento do setor no decorrer de 2011. Segundo ele, apesar de os índices terem se mantido elevados, os mesmos apresentaram desaceleração desde março no país, e desde setembro, em território mineiro.
"Alguns fatores, como as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo, bem como as expectativas quanto aos efeitos da crise financeira internacional, explicam esse desempenho. Porém, é preciso considerar as particularidades de cada região. Em Minas, por exemplo, o cenário é muito mais de estabilidade do que de queda", explica.
O desempenho também foi positivo nas demais comparações, tanto para o Estado como para o país. No acumulado de janeiro a novembro do ano passado os crescimentos foram, respectivamente de 10% e 6,7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses eles atingiram 10,3% em Minas e 7% no Brasil.
O economista não acredita em grandes mudanças nos resultados do último mês e encerramento de 2011. Segundo ele, o que vai determinar o crescimento do setor, além das estruturas regionais, será o cenário econômico, como crescimento da renda e níveis de emprego, índices que se mantiveram consistentes durante o ano.
No índice mensal de novembro os destaques positivos vieram dos setores de móveis e eletrodomésticos (31,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (13,1%). Silva explica que a alta comercialização de móveis e eletrodomésticos está relacionada à redução dos preços dos produtos destes segmentos.
No acumulado dos 11 primeiros meses de 2011, além do segmento de móveis e eletrodomésticos com alta de 31%, os destaques também foram observados nos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (19,3%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,1%). Nos últimos 12 meses, a categoria de móveis e eletrodomésticos também apresentou o melhor desempenho, tendo registrado alta de 30,3% na comercialização.
Já no que se refere ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, além de material de construção, em Minas, na comparação mensal houve avanço de 5,8%. Já na variação acumulada do ano o índice chegou a 9,6% frente à mesma época de 2010. Quando considerado os últimos 12 meses, a alta chega a 10,5%.
Veículo: Diário do Comércio - MG