Lançada em novembro, a Pluii, marca própria da rede de farmácias Droga Raia, chega no primeiro semestre deste ano às 369 lojas da rede Drogasil. Os itens de higiene e beleza estrearam no fim do ano passado nas 407 unidades Droga Raia e também na loja virtual da varejista, depois de dois anos de pesquisas.
O portfólio de Pluii - inspirado em "pluie", chuva em francês - inclui produtos para cabelo, sabonetes e hidratantes, com seis fragrâncias. A fabricação é terceirizada, mas a empresa desenvolveu a comunicação visual, embalagens e fórmulas. Os produtos têm textura leve, com foco no uso diário e não em tratamento.
A Droga Raia já vende a marca própria Needs, de itens básicos como algodão, água oxigenada e álcool gel. Os planos para Pluii são mais ousados. "À medida que crescermos em volume, vamos lançar novas apresentações", afirma o diretor de relações com investidores da varejista, Eugênio de Zagottis. Ele coordena uma equipe de seis pessoas que trabalham sobre a nova marca.
Mais rentáveis do que os medicamentos, os itens de higiene e beleza ganham importância nos negócios das farmácias. De janeiro a julho de 2011, geraram R$ 3,5 bilhões para as redes, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Na Droga Raia, eles respondem por cerca de 30% da receita. De janeiro a setembro, somaram R$ 478 milhões.
"A categoria transforma a relação do cliente com a loja, que cada vez mais enxerga na farmácia um canal de conveniência", considera Zagottis.
O executivo não gosta de chamar Pluii de marca própria, que considera um conceito desgastado. "Não estamos falando de um produto que é cópia, posicionado lado a lado com o original, com a intenção de canibalizar suas vendas". O preço é de produto premium. Por um xampu o cliente paga R$ 14,99, ou seja, mais do que o triplo dos concorrentes. Como filho do dono, Pluii tem móvel próprio e posição privilegiada dentro da drogaria.
Veículo: Valor Econômico