Magazine Luiza quer proteção intelectual para loja na internet

Leia em 1min 40s

O Magazine Luiza expande o projeto de venda on-line via redes sociais (Facebook e Orkut) e prepara-se para proteger a iniciativa de varejistas concorrentes. A rede está analisando caminhos e "recursos cabíveis de proteção intelectual", disse Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da empresa.

"Nossa ideia é tentar achar formas jurídicas para patentear esse projeto, protegendo a criação, por exemplo, do design e o layout das páginas. Mas não temos certeza ainda de como fazer isso e contratamos advogados para avaliar caminhos", disse ele.

A varejista informou ontem que decidiu abrir, para o público geral, a possibilidade de criar lojas on-line em redes sociais. Em agosto de 2011, a empresa iniciou um projeto piloto de criação de lojas virtuais dentro das páginas de perfis de usuários de Facebook e Orkut. Participavam apenas usuários que eram funcionários da empresa e queriam usar suas páginas nos sites para se tornar divulgadores.

A companhia esperava abrir esse projeto ao mercado em março, mas o plano foi antecipado e desde a manhã de ontem, consumidores podem inscrever-se e criar lojas do Magazine Luiza em seu perfil. O projeto é válido para usuários de redes sociais no Brasil.

O consumidor que se transforma em vendedor receberá comissão de 2,5% a 4,5% a cada produto vendido. A taxa varia de acordo com a mercadoria. Os móveis têm comissão mais alta. As lojas virtuais podem ter até 60 itens

Na primeira fase do projeto, que contava com funcionários como vendedores, foram criadas mil lojas em redes sociais. A meta é chegar em 10 mil até dezembro. "Nesse novo canal de venda, a taxa de conversão das visitas ao site em vendas é 50% maior do que a taxa no site da rede", disse Trajano.

Outras redes varejistas, como Nova Pontocom (que reúne Ponto Frio e Casas Bahia na internet) e Máquina de Vendas, já estão analisando a possibilidade de ter lojas em redes sociais.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejistas inventam 'vendedor virtual' para lucrar nas redes sociais

O Magazine Luiza começou a recrutar ontem internautas para vender seus produtos nas redes sociais. Desde agosto d...

Veja mais
Produção de azeite se expande em Minas

O custo por litro é inferior a R$ 50, mas a qualidade especial viabiliza comercialização a R$ 200.A...

Veja mais
Droga Raia reforça marca própria de cosméticos Pluii

Lançada em novembro, a Pluii, marca própria da rede de farmácias Droga Raia, chega no primeiro seme...

Veja mais
Embrapa apresenta cultivares mais resistentes de café

Variedades chegam a proporcionar 20% de alta da produtividade; custo é de R$ 20 por quilo de sementes - o mesmo d...

Veja mais
Cenografia para as lojas incrementa as vendas

Para fortalecer as vendas através de um posicionamento de marca que atraia o perfil de público desejado, e...

Veja mais
Área de petiscos é reforçada

Alimentos - O varejo já começa a contar com novidades da Yoki Alimentos, na linha de petiscos. Os produtos...

Veja mais
Nestlé aposta em marketing para lançar quiosques

Com intuito de aumentar o contato direto com o consumidor e atrair o fluxo crescente de passageiros que utilizam diariam...

Veja mais
Marketing promocional ganha espaço e pode crescer 20%

Mais ações promocionais, principalmente nos pontos de venda. É isso que aponta o mercado publicit&a...

Veja mais
Colgate tem lucro maior com vendas na AL

A Colgate-Palmolive teve lucro trimestral ligeiramente acima do esperado, impulsionado pelas vendas maiores em regi&otil...

Veja mais