A BRF Brasil Foods vai investir R$ 40 milhões na ampliação da capacidade instalada e modernização de sua fábrica de lácteos em Carambeí (PR), a 140 quilômetros de Curitiba. O investimento será feito com recursos próprios da companhia, que tem cerca de R$ 2,3 bilhões em caixa, contratou uma linha de crédito no valor de US$ 500 milhões para os próximos três anos com 19 bancos globais e planeja investir R$ 2 bilhões em 2012.
As adaptações devem começar ainda neste semestre e durar 18 meses. No local, a empresa produz leite, iogurtes, sobremesas, entre outros itens, e é de lá que sai a maior parte dos produtos que estão sendo desenvolvidos para reposicionar a marca.
A Batavo lança este mês os primeiros itens que fazem parte de sua estratégia de reposicionamento. São três linhas de iogurtes adoçados com frutose e livres de corantes artificiais e uma de leites com até 3% de gordura. A empresa também mudou logomarca e embalagens. O desenvolvimento desta fase começou no fim de 2010, com investimentos de R$ 3 milhões. O montante não inclui a verba de marketing e não está dentro do valor destinado à fábrica.
Em Carambeí também serão produzidos outros itens da Batavo que serão adaptados ao longo do tempo, seguindo um cronograma não divulgado pela empresa. A fábrica emprega 1,5 mil funcionários. "[A marca Elegê] também passará por algumas mudanças", disse Luciane Matiello, diretora de marketing da unidade de lácteos da BRF Brasil Foods, sem dar detalhes. Ela acrescenta que a Batavo tem também "dois ou três projetos" para entrar no universo de probióticos.
Fábio Medeiros, vice-presidente da unidade de lácteos da BRF, diz que, apesar de o primeiro trimestre ter sido "complicado", não há indícios de que 2012 "não seja de crescimento". No período, enquanto as vendas cresceram 0,9% em valor, o volume caiu 10,1%, principalmente por causa dos leites longa vida, que aumentaram de preço. "O consumo vem se sofisticando à medida que o consumidor tem mais disponibilidade de renda", diz Medeiros, acrescentando que os consumidores incluíram nas compras alguns itens como iogurtes.
A empresa informa que os preços dos novos produtos devem ficar na mesma faixa dos itens que já estão nas prateleiras. Em 2011, o mercado de lácteos cresceu 11% em valor e 10% em volume. A divisão de lácteos representa 10% da receita da BRF.
Veículo: Valor Econômico