Vendas de Natal no Estado em dezembro deverão registrar incremento de 6% em 2008.
Em meio à crise financeira internacional, as vendas de Natal dos supermercados no Estado em dezembro deverão registrar um incremento de 6% em 2008, em relação ao mesmo período do ano passado. As estimativas são da Associação Mineira do Supermercados (Amis).
De acordo com o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, o crescimento no volume de negócios ainda irá refletir a melhora do poder aquisitivo da população. "Nos últimos dois anos a renda passou por um aumento e ainda não apresentou retração", afirmou. Ele também lembrou dos níveis de empregabilidade neste período, que apesar de sinalizar enfraquecimento, não sofreu uma redução significativa.
Além disso, conforme ele, os consumidores estão evitando o endividamento em virtude do cenário de turbulência na economia, o que deverá refletir em mais dinheiro para os gastos com as compras nos supermercados, que em maior parte são produtos básicos.
Segundo Rodrigues, os consumidores mineiros, mesmo com a forte variação do dólar frente ao real, não deverão encontrar os produtos mais caros no período natalino. "Os itens tradicionais do período já foram negociados e os preços não deverão mudar", afirmou. Conforme ele, os eletroeletrônicos, que sofrem a maior pressão em virtude da variação cambial, já foram reajustados.
Ele ainda informou que os estabelecimentos já estão encerrando as contratações de trabalhadores temporários. " necessário treinar os funcionários para os postos que serão ocupados". O presidente da entidade, José Nogueira, já havia afirmado que o volume de vagas deverá ser reduzido este ano devido a crise internacional.
Para atender a demanda do Natal este ano deverão ser criados entre 5 mil e 6 mil postos de trabalho temporário, conforme a Amis. O resultado deverá ficar no mesmo patamar registrado no exercício passado.
Para a rede de supermercados Super Nosso as expectativas em relação ao período natalino são positivas, conforme o gerente de Marketing e Negócios, Antônio Celso de Azevedo. Além do aquecimento tradicional nesta época do ano, a ampliação da rede também deverá impulsionar o crescimento.
A empresa inaugurou no segundo semestre deste ano uma unidade de Super Nosso Gourmet no Serena Mall, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O empreendimento consumiu aportes da ordem de R$ 3 milhões em uma área de 2 mil metros quadrados. Com os investimentos foram criados 200 empregos.
O Super Nosso pertence ao Grupo Aliança Atacados e Supermercados S/A, que detém as marcas Apoio Mineiro e as distribuidoras DECMinas e DAMinas. A empresa possui 11 lojas na RMBH. O gerente não revelou qual o percentual de crescimento esperado.
Veículo: Diário do Comércio - MG