Ganhar a atenção e a fidelidade do consumidor exige estratégias complexas que são pensadas com muita antecedência pelos shoppings de Belo Horizonte e região metropolitana. As decorações especiais para datas comemorativas, por exemplo, fazem parte de um planejamento anual. Os prazos entre as principais datas, muitas vezes, não ultrapassam 30 dias. Entre os dias especiais destacam-se: Natal e Réveillon, Carnaval, Dia das Mães, Férias de Julho, Dia dos Pais, Dia das Crianças, além do aniversário dos shoppings. Em setembro, tudo já está pronto para o Dia das Ccrianças e os esforços se concentram para a decoração e a promoção de Natal, pensadas desde o início do ano.
Segundo o gerente de marketing do Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, as promoções para as datas comemorativas fazem parte do planejamento anual. O conceito para o Natal e as prospecções de fornecedores começaram em abril. Em junho, todo o projeto de decoração já estava fechado. Enquanto os fornecedores se agitam para cumprir o cronograma, a equipe de marketing do shopping fecha os últimos detalhes da promoção que acompanha a campanha publicitária.
"Tudo é feito com muita antecedência. Frequentamos feiras de fornecedores, contatamos os que já temos relacionamento para buscar os melhores dentro do conceito pensado. Devemos ter cuidado para que exista harmonia entre o conceito que o shopping preconiza durante todo o ano e o da campanha em especial, e também entre as várias campanhas desenvolvidas ao longo do ano", explica Saito.
O Shopping Estação foi inaugurado em maio de 2012 e vive seu primeiro Natal. Para Saito, tudo isso faz com que o momento seja ainda mais especial. "Estamos em uma fase de consolidação do shopping. Ele é muito novo e cada campanha serve para que as pessoas conheçam o Estação BH com as suas características específicas. Como primeiro shopping intermodal de Belo Horizonte, investimos na questão do acesso como ponto forte", afirma o gerente.
Mas para que a estratégia dê certo, é preciso que os lojistas participem. Saito garante que eles são ouvidos em reuniões periódicas, onde opinam sobre o que deve ser feito e são informados sobre os conceitos desenvolvidos e resultados aferidos. "Nada acontece sem o lojista. Ele é quem está em contato direto com o consumidor e é importante que esteja alinhado com a estratégia global do shopping", completa.
Del Rey - Há duas décadas instalado na região Noroeste de Belo Horizonte, o Shopping Del Rey, também considera as decorações e promoções das datas comemorativas um momento chave na estratégia do shopping. De acordo com a coordenadora de marketing do Del Rey, Cláudia Osna, o planejamento de um Natal começa imediatamente após o encerramento da campanha anterior.
"Temos como prática a realização de pesquisas de satisfação com nossos clientes. Com base nesses dados e com pesquisas junto aos lojistas já começamos o trabalho para o Natal ainda em janeiro. Em julho toda a ação está montada e em agosto é dado o ok final para os layouts interno e externo", explica Cláudia Osna.
Contente com os fornecedores regionais, a coordenadora explica que cada vez menos precisa recorrer a outros mercados, mesmo que o conceito utilizado na campanha seja comum para outros shoppings do grupo espalhados pelo Brasil. "Neste ano trabalhamos com uma empresa nacional, com braço em Minas Gerais. Trabalhar com fornecedores locais diminui custos, facilita a logística e, principalmente, facilita a comunicação, porque são empresas que já conhecem o gosto do consumidor mineiro", avalia a coordenadora.
Para ela, é importante que as várias campanhas desenvolvidas durante o ano mantenham um padrão estético e conceitual. "O consumidor já conhece o Del Rey e tem uma expectativa sobre o que vai encontrar. Trabalhamos com o conceito de diversão com foco na família, então toda intervenção deve respeitar essas diretrizes. Conversamos com os lojistas para que eles também se utilizem da nossa estratégia, alinhando suas campanhas individuais", completa.
Sem revelar investimentos ou abrir detalhes das campanhas, os gestores dos shopping garantem grandes surpresas para os consumidores e lucros para os lojistas.
Veículo: Diário do Comércio - MG