Fabricantes querem ficam mais perto do consumidor

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A Samsung não foi a única fabricante de eletroeletrônicos a abrir lojas exclusivas da marca. Há quatro anos, a iniciativa foi tomada por Sony, Nokia e HP. Este ano, a LG também anunciou a abertura de pontos de venda próprios. A estratégia tem uma razão em comum: as fabricantes querem prestar atendimento personalizado. "As empresas investem em diferenciais tecnológicos mas, quando o produto chega ao varejo, há modelos demais para oferecer e a principal preocupação do vendedor é bater suas metas", diz o consultor Guilherme Baldacci, da GS&MD.

O modelo de negócios em lojas exclusivas varia de um fabricante a outro. A Sony trabalha com lojas próprias no Brasil, onde soma sete pontos de venda. Mas no exterior tem a Sony Center, uma loja da marca operada por terceiros. "Estamos estudando trazer esse modelo para o país", diz o gerente geral de desenvolvimento de negócios da Sony no Brasil, Anderson Gracias. O executivo afirma que, ao optar pela parceria com o varejista, há mais chances de expansão, uma vez que o atual modelo envolve custos maiores para a fabricante, o que torna a presença da rede da marca mais restrita.

Na loja própria da Sony, todas as categorias são oferecidas, mas a empresa procura trabalhar os produtos de maior valor agregado. O mesmo acontece nas lojas da LG. "Nossa proposta é sair do eixo Rio-São Paulo, onde já existem varejistas especializados, e levar a marca para outras praças, a partir de parcerias locais", diz Pablo Vidal, diretor de marketing da LG Brasil. A empresa abriu a primeira loja neste ano em Porto Alegre, que é operada pela Colombo, a líder do varejo da região. O investimento no ponto de venda é 100% da LG. Mais uma loja deve ser aberta este ano e a previsão é que 10 pontos de venda LG sejam inaugurados até 2015.

Já a HP, que começou em 2008 e hoje tem 28 lojas, fechou 10 pontos de venda nesse período. "Em 2012, fizemos um balanço da operação e ajustes nas escolhas dos pontos e dos parceiros e agora estamos com um plano de expansão agressivo", diz Marco Almeida, gerente de varejo da HP. Em 2013, a empresa pretende abrir 15 pontos de venda.

A Nokia é dona de 25 lojas e deve concentrar a sua expansão no Sul do país no ano que vem, segundo a empresa. A fabricante conta ainda com 10 lojas dentro da loja ("shop in shop"), que estão no Magazine Luiza.



Veículo: Valor Econômico


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