Raia Drogasil aposta em etiqueta antifurto para minimizar as perdas

Leia em 2min

A Raia Drogasil vai implantar etiquetas antifurto nos produtos vendidos desde as fábricas, com o objetivo de reduzir as perdas nas lojas. Para tanto, a rede de farmácias fechou uma parceria com a Gunnebo Gateway Brasil, que diz ser este projeto, inédito no segmento, um dos maiores em prevenção de perdas do País. Até o fim do ano, as cerca de 800 lojas da rede passarão a receber produtos com as etiquetas antifurto já fixadas nos itens na linha de produção do fabricante ou de distribuição. Até agora, as etiquetas eram fixadas pelos funcionários nos pontos de venda.

De acordo com o gerente de Prevenção de Perdas da Raia Drogasil, Anderson Ozawa, entre 8% e 10% dos produtos de "alto risco", como lâminas de barbear, protetor solar, sabonetes íntimos, preservativos, itens de perfumaria, além dos de maior preço de venda virão das indústrias com as etiquetas de segurança. A expectativa é de que o processo de etiquetagem na linha de produção reduza também o tempo de abastecimento das lojas e libere os funcionários para outras funções, em vez de ter de colocar as etiquetas nos produtos que chegam.

"Historicamente, a adoção desse instrumento de prevenção de perdas proporciona redução dos custos operacionais em 20% e aumento de até 70% nas vendas", afirmou o diretor comercial da Gunnebo Gateway, Luciano Raposo.

Franquias

Concorrente no setor, a Farmais, líder no ramo de franquias de drogarias do País, participa da 6ª edição da Rio Franchising Business 2012, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro, para captar investidores. A empresa, que em 2009 passou a fazer parte do Grupo Brazil Pharma, holding do segmento de varejo farmacêutico do Grupo BTG Pactual, está investindo na estrutura da franqueadora e participa este ano da feira de franquias para mostrar as oportunidades do mercado farmacêutico no varejo, que tem apresentado crescimento anual médio de 12,8%.

"A Farmais acompanha este movimento desde sua inauguração, em 1994", ressalta Marcos Machado, gerente de Expansão da rede.

Segundo ele, o avanço da renda do brasileiro propiciou o surgimento de um novo público consumidor de medicamentos no País e outra mudança positiva está em curso: a oferta, nas unidades da Farmais, de linhas de vitaminas, shakes, cosméticos, dermocosméticos, dentre outros. "O mix de produtos se fortalece e amplia significativamente a rentabilidade das lojas", descreve Machado.


Veículo: DCI



Veja também

Fabricantes de leite querem reajuste de preços no varejo

Estiagem prolongada e alta dos custos reduziram a margem das processadoras e dos produtores ruraisDesde meados de julho,...

Veja mais
Softwares ajudam empresas a acertar nas contrataçãoes

Antigamente, quando buscava trabalhadores para preencher vagas em seus call-centers, a Xerox Corp. prestava muita aten&c...

Veja mais
Preços favorecem produtor de trigo, mas preocupam moinho

Os produtores gaúchos de trigo já comprometeram um terço da safra atual, em fase de colheita, com v...

Veja mais
Varejistas encampam redução do parcelado

Como o próprio nome deixa claro, a rede varejista nordestina Ponto de Promoção, especializada em el...

Veja mais
Volta das chuvas reanima início do plantio de grãos

A chuva que começou a cair há dois dias no Paraná trouxe alívio aos produtores de grã...

Veja mais
Fabricantes querem ficam mais perto do consumidor

A Samsung não foi a única fabricante de eletroeletrônicos a abrir lojas exclusivas da marca. H&aacut...

Veja mais
Fábrica da Nilza volta a operar em Ribeirão ainda neste ano

A Leite Nilza, fábrica de Ribeirão Preto, volta a funcionar em 43 dias com produção inicial ...

Veja mais
Primeiros genéricos lançados ainda mantêm setor

A indústria de genéricos se sustenta hoje por medicamentos que ela colocou no mercado no máximo at&...

Veja mais
Varejistas americanas contra o Kindle

Depois da Target, a rede Walmart também deixará de vender o aparelho da AmazonA rede varejista Walmart Sto...

Veja mais