A Batávia S.A., subsdiária da Perdigão, encerrou antecipadamente o contrato de fornecimento e envase de leite com a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), do Rio de Janeiro. A rescisão, segundo o comunicado, foi amigável. Esse é o segundo contrato rompido pela Perdigão (ou suas subsidiárias) desde meados do mês passado. Em novembro, a companhia anunciou o fim do acordo de fornecimento de leite com a Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (CCCL).
De acordo com o documento postado ontem na CVM, o volume de leite fornecido pela CCPL será fornecido já a partir deste mês pela Cooperativa de Barra Mansa, também com sede no Rio de Janeiro.
A maior empresa de alimentos do Brasil justificou que o encerramento do contrato foi feito visando reestruturar as últimas aquisições, com objetivo de reduzir custos operacionais e racionalizar seus processos.
Cooperativas
A CCPL é considerada uma das poucas cooperativas centrais de leite que ainda sobrevivem à entrada das multinacionais no mercado. Não foi informado o volume de leite que a cooperativa fornecia para a Batávia. O volume envasado pela outra cooperativa leiteira de São Paulo era de era de 15 milhões de litros por mês. Neste caso, a prestação de serviço de envase está sendo feito pela fábrica da Malibu, em Itatiba, unidade que antes era arrendada pela Parmalat e agora atende a Perdigão.
Veículo: Gazeta Mercantil