A Sappi, produtora de papel brilhante, vai reduzir a produção de papel revestido na sua fábrica européia em 20% neste mês a fim de sustentar os preços, disse o principal executivo da empresa, Ralph Boettger. "Pode ser um corte de 40 mil toneladas dependendo das condições do mercado", disse Boettger. "Não vamos produzir mais do que precisamos".
A Sappi, cujas ações tiveram a maior alta em mais de 10 anos depois dos comentários de Boettger, está comprando quatro fábricas da M-real, que tem sede em Espoo, na Finlândia, por US$ 963 milhões.
A companhia sul-africana diz que o acordo dará a ela massa crítica suficiente no mercado europeu de papel gráfico para fazer o lucro voltar aos dois dígitos. Como parte da transação, a M-real também vai parar de produzir 600 mil toneladas de papel fino.
"É uma coisa muito sensível de se fazer", disse Anwaar Wagner, analista da gerenciadora de fundos Omigsa, que administra cerca de US$ 42,2 bilhões. Um erro que a indústria cometeu foi superestimar a demanda e deixar que os estoques saíssem de controle, segundo ele.
Veículo: Gazeta Mercantil