M. Dias Branco vê boas oportunidades nos segmentos de pães e chocolates

Leia em 2min 40s

Fabricante prepara-se para iniciar a produção de massa para bolos e estuda aquisições em outras áreas




Paralelamente ao seu plano de iniciar a produção de mistura para bolos e torradas, a M. Dias Branco, fabricante de biscoitos, massas e farinha, estuda entrar em novos mercados. “Estamos atentos a oportunidades de aquisições. Os segmentos de barras de cereal, chocolates e pães industrializados são bem interessantes”, afirma Álvaro Bandeira de Paula, diretor de relações com investidores da M. Dias Branco.

A última aquisição da companhia foi o Moinho Santa Lúcia, em maio do ano passado. A empresa é especializada na moagem de trigo e também fabrica biscoitos e massas. Enquanto estuda possíveis aquisições, a empresa procura umlugar para instalar sua fábrica de torradas. “O início da produção destes produtos deve ficar para 2014”, afirma Bandeira. Já a fabricação de mistura para bolos começará este ano e será concentrada na unidade da Bahia.

Os produtos lançados pela companhia nos últimos dois anos representaram 4,6% das vendas totais de 2012. Este fato “atesta a expectativa positiva quanto à evolução deste percentual para os próximos anos”, informou a empresa em seu balanço financeiro.

Em 2013, a companhia continuará perseguindo seu plano de alcançar 100% de verticalização da farinha, sua principal matéria- prima. Para isto vai construir dois moinhos: um na sua fábrica de Recife e outro na unidade de Bento Gonçalves. A companhia possui quatro moinhos no Nordeste, mas ainda não é autossuficiente na produção de farinha na região. “No Rio Grande do Sul também temos que comprar farinha de terceiros, já que o moinho mais próximo desta unidade fabril fica na Bahia”, afirma Bandeira.

Desempenho

Em 2012, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 470,5 milhões, alta de 28,4% na comparação com o ano anterior. A receita líquida do período foi de R$ 3,5 bilhões, aumento de 21,8%. No quarto trimestre de 2012, a fabricante fez um investimento de R$ 28,7 milhões os quais foram destinados a ampliação e modernização de fábricas. Considerando todo o ano, o desembolso foi de R$ 117,2 milhões. Em 2013, a empresa informou em seu balanço que investirá um valor ainda maior, embora não revele o montante exato.

A M. Dias Branco é líder no mercado nacional de massas e biscoitos com participação de cerca de 26% em cada um dos segmentos. Atualmente, os biscoitos respondem por 54,8% da receita da companhia. As massas representam 22% do faturamento enquanto o segmento de farinha e farelo fica com 17,7% e o de margarinas e gorduras com 5,5%.

Perspectivas

Devido a alta do trigo verificada no ano passado, a companhia precisou repassar a alta dos custos para os preços dos produtos na tentativa de preservar suas margens. Mas este ano, a companhia trabalha com uma expectativa de queda no preço do trigo nos meses de maio e abril. “A companhia continuará com os esforços para recomposição de suas margens, os quais contemplam uma série de ações como expansão de volume de vendas, melhoria de mix de produtos vendidos e administração dos repasses de custos a preços”, informou em seu balanço.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Vendas de flores no Dia da Mulher crescem 100%

O Dia Internacional da Mulher, além de ser marcado por protestos que visam melhorar as condições do...

Veja mais
Lucro da Hypermarcas mais que dobra no 4º tri

Ganho da companhia alcança R$ 124,7 milhões e receita líquida sobe 22%, para R$ 1,02 bi A comp...

Veja mais
BR Malls está otimista com novas oportunidades de fusões e aquisições

Em 2012, a administradora de shopping centers investiu R$ 635,1 milhões A administradora de shopping centers B...

Veja mais
Cesta básica paraense já acumula alta de 5,57%

Aumento em relação a janeiro foi de 2,21%. Farinha subiu 12,7% em apenas dois meses Em apenas dois mes...

Veja mais
Falta de informação sobre preço por unidade dificulta pesquisa no supermercado, diz estudo

Idec defende que informar quanto os produtos custam por quilo, litro ou metro facilitaria a comparação de ...

Veja mais
Renda menor e web abalam o varejo de rua

Consumidor britânico prefere comprar em supermercados e reduz visitas ao centro da cidade   As vitrines est...

Veja mais
L'Occitane lança marca brasileira com produtos 30% mais baratos

A renomada marca francesa L'Occitane, conhecida por seus cosméticos de primeira linha e disponível apenas ...

Veja mais
Produção nacional de maçãs terá queda em 2013

Clima e erradicação de pomares deve reduzir a safra em 11%Com a safra já entrando no segundo m&ecir...

Veja mais
Preço de hortifrútis cai 1,42% em fevereiro

Em fevereiro, o Índice de preços Ceagesp recuou 1,42%. No último mês, os setores de frutas, v...

Veja mais