Desconto não garante vendas à rede Best Buy

Leia em 2min 10s

A Best Buy, maior rede do setor de eletrônicos dos Estados Unidos, registrou queda em nas vendas de dezembro depois que as liquidações de fim de ano não conseguiram atrair os compradores.

 

A receita em lojas abertas há pelo menos 14 meses declinaram 6,5%. O total das vendas avançou para US$ 7,5 bilhões , anunciou a companhia em comunicado.

 

A rede reduziu US$ 10 no preço do iPhone da Apple, cerca de uma semana antes do Wal-Mart Stores começar a vender o equipamento. No mês passado, Best Buy disse que iria inaugurar um menor número de instalações nos EUA, Canadá e China para reduzir os gastos de capital de 2009 pela metade.

 

O declínio "é consistente com a queda nos gastos com produtos mais caros", diz David Schick, analista da Stifel Nicolaus, recomendando aos investidores "manter a posição" das ações.

 

Os consumidores reduziram as compras já que o mercado de trabalho nos EUA foi afetado pelo maior colapso desde 1945. As varejistas reagiram reduzindo os preços das mercadorias para atrair os compradores. Wal-Mart, Gap e Macy’s baixaram no final da semana passada suas estimativas de lucro, à medida que as remarcações pressionaram as margens.A Circuit City, segunda maior varejista de eletrônicos nos EUA , pediu concordata em novembro depois que seus fornecedores, preocupados com o declínio na receita, negaram crédito e exigiram dinheiro à vista.

 

A Best Buy possivelmente se beneficiou com a hesitação dos consumidores em fazer compras nas lojas de uma varejista em concordata, na avaliação de Schick.

 

A companhia reduziu sua estimativa para 2009 para US$ 2,50 a US$ 2,70 por ação , excluindo um custo de US$ 111 milhões relacionado à baixa contábil de ofertas de compras de ativo, frente a uma faixa anterior de US$ 2,30 a US$ 2,90. A média da estimativa de 24 analistas foi de US$ 2,60.

 

Expansão em ritmo menor

 

No final do ano passado, a varejista anunciou que planeja oferecer plano de demissão voluntária a 4 mil funcionários e cancelar a abertura de lojas este ano nos EUA, Canadá e China, reduzindo investimentos em cerca de 50%.

 

No terceiro trimestre fiscal encerrado em 29 de novembro de 2008, o lucro líquido da Best Buy recuou 77% para US$ 52 milhões ante US$ 228 milhões em 2007. A receita subiu 16%, para US$ 11,5 bilhões.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Produtores de café da região de Botucatu recebem certificação

Há décadas considerado ouro verde, o café do centro-oeste paulista está atrelado à ce...

Veja mais
Liquidação anima varejo mas cautela continua

Depois de vender o dobro do previsto na última liquidação realizada na semana passada, a varejista ...

Veja mais
Empresas adaptam seus sites para o iPhone

A chegada do iPhone, da Apple, ajuda a dar novos contornos ao marketing digital brasileiro. Um dos primeiros reflexos &e...

Veja mais
Setor de papelaria prevê dificuldades a partir de março

O comércio de papelaria comemora o período de volta às aulas, considerado o Natal do setor, com cre...

Veja mais
JPMorgan rebaixa ações da Nestlé

A Nestlé teve a recomendação de suas ações rebaixada para "reduzir exposiç&ati...

Veja mais
Panasonic deixará de investir US$ 1,5 bilhão

A Panasonic cortará investimentos em duas novas fábricas de TVs de tela plana, avaliados em US$ 1,5 bilh&a...

Veja mais
Polaroid digital

A Polaroid lançou a versão digital das fotografias instantâneas que tornaram a empresa famosa, uma c...

Veja mais
Relação entre oferta e demanda no Mercosul deve sustentar preços

Se houver crescimento da produção brasileira de arroz, não será maior que 1%, prevê a ...

Veja mais
Produtor recebeu mais pelo leite em 2008

O aumento de R$ 0,02 no preço médio do leite registrado em 2008 não foi suficiente para incentivar ...

Veja mais