Lucro da Profarma soma R$ 31,6 mi e cai 32,7% em 2008

Leia em 1min 20s

A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A., uma das principais distribuidoras da indústria farmacêutica do País, informou ontem que alcançou uma receita bruta de R$ 2,9 bilhões em 2008, representando um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior.

 

No entanto, o lucro líquido fechou o ano em R$ 31,6 milhões, uma redução de 32,7% em relação a 2007. Segundo a empresa, esse resultado foi afetado principalmente pelo aumento das despesas financeiras, relacionado ao financiamento do crescimento da empresa e também ao incremento nas taxas de juros de 19,6%, verificado a partir do terceiro trimestre de 2008. A receita líquida registrou um incremento de 11,8% quando comparada a 2007, totalizando R$ 2,5 bilhões.

 

"A escassez de crédito levou alguns concorrentes a aumentar seus descontos de forma a acelerar a redução dos estoques e gerar caixa internamente", afirmou Max Fischer, diretor de Relações com Investidores da Profarma, em comunicado. "Depois desses ajustes, podemos observar, a partir de outubro, os primeiros sinais de normalização nos níveis de competição, com impacto direto na recuperação das margens operacionais da companhia."

 

No comunicado, a empresa afirma que, com esse crescimento, a Profarma supera o desempenho geral do setor, que cresceu 12,5% no mesmo período, segundo o instituto IMS Health.

 

Segundo a empresa, os destaques no resultado foram as filiais do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, que obtiveram, na receita bruta, um crescimento de 31,8% e 24,7%, respectivamente. O segmento Hospitalar e Vacinas foi o que mais avançou, com um aumento de 46,2%.

 

Veículo: DCI


Veja também

Mesmo com açúcar em alta, aporte menor prejudica usinas

Mesmo com a aceleração dos preços do açúcar, o setor sucroalcooleiro terá um d...

Veja mais
Carrefour escolherá entre F/Nazca, Leo Burnett e Publicis

A líder do segmento supermercadista no País, Carrefour, poderá escolher hoje sua nova agência...

Veja mais
Falta de certificação prejudica venda brasileira de orgânicos

A maior feira mundial de alimentação, a Anuga, que acontece na Alemanha, em outubro, foi lançada on...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar inaugura loja da Taeq

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem a primeira loja da marca Taeq com conceito de loja dentro da ...

Veja mais
Produtos menos saudáveis para o Brasil

Uma pesquisa realizada em parceria pelo Instituto Alana e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor revela que as e...

Veja mais
No Brasil, qualidade pior

Alimentos infantis de multinacionais no País não seguem o padrão internacional   Fabricante...

Veja mais
Crise não deve afetar venda de ovos de Páscoa

A queda na renda familiar e a revisão do orçamento doméstico, cenário provocado pela crise, ...

Veja mais
Catarinense Buddemeyer prevê alta de 10% nos negócios

A Buddemeyer, fabricante de artigos de cama, mesa e banho, de São Bento do Sul (SC), espera crescer 10% em 2009, ...

Veja mais
O Poder da embalagem como ferramenta de marketing

Conhecimento das reais necessidades do consumidor e uso da embalagem como ferramenta de marketing são os dois pri...

Veja mais