Supermercados prevêm estoques até 20% maiores

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Meta é vender 15% a mais com festas de fim de ano. 


 
Os supermercados de pequeno porte de Belo Horizonte estão se preparando para iniciar as compras para abastecer as festas de fim de ano. Em alguns estabelecimentos o estoque crescerá até 20% em relação àquele formado para atender a demanda do mesmo período de 2008. Os empresários estão otimistas em relação às vendas, e preveem crescimento de até 15% no último trimestre, na comparação com igual intervalo de 2008.

 

As aquisições começam em outubro, mas para vencer a concorrência com as grandes redes e ganhar competitividade, os comerciantes estão negociando preços melhores junto aos fornecedores, priorizando os produtos nacionais, por serem mais baratos. Além disso, usam novas estratégias para conquistar os clientes.

 

No Supermercado São Pascoal, com unidades nos bairros Alípio de Melo e Caiçara, ambas na região Noroeste da Capital, o estoque para atender ao movimento do Natal e réveillon será reforçado em 20%, principalmente com bebidas, castanhas, frutas, panetones e carnes.

 

Diante do cenário de instabilidade econômica, que deixou os consumidores mais cautelosos, o resultado das vendas do supermercado entre janeiro e agosto se manteve estável. Porém, a expectativa do administrador do São Pascoal, Carlos Roberto Corrêa, é de que elas cresçam de 15% a 20% nos últimos três meses deste ano, em relação ao volume registrado entre outubro e dezembro do exercício anterior.

 

Um dos entraves que os pequenos supermercadistas enfrentam é a concorrência com as grande redes, que por comprarem em maior quantidade conseguem oferecer as mercadorias a preços reduzidos. Para atrair os consumidores, os empresários oferecem vantagens, como o serviço de entrega grátis das mercadorias e descontos em alguns produtos, além de fazerem maior divulgação das promoções.

 

"Concorrer com as redes varejistas é muito difícil. Por isso, investimos em serviços especiais, como a entrega sem custos. Através das negociações junto aos fornecedores estamos conseguindo obter preços menores, que são repassados aos consumidores e ajudam as vendas", disse Corrêa.

 

No Supermercado Guarim, com quatro lojas em Belo Horizonte, o estoque para as festas de fim de ano terá incremento de 15% frente ao formado em igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto, os negócios da empresa se mantiveram estáveis se comparados com o mesmo intervalo anterior. A previsão é crescer cerca de 15% no último trimestre. E o faturamento deve ser impulsionado, principalmente, pelo resultado do último mês do ano.

 

"O ritmo de compras dos consumidores foi afetado pela crise financeira. Esperamos que através da recuperação gradual da economia as vendas sejam impulsionadas", disse o diretor, Márcio Guarim.

 

Negociação - Para oferecer produtos a preços mais baixos e vencer a concorrência com as grandes redes, a empresa investe na negociação direta com os fornecedores e no aumento do volume de compras, o que promove a redução dos custos.

 

"Fazemos uma ampla pesquisa de preços junto aos fornecedores. Compramos volumes maiores para abastecer as quatro unidades e, dessa forma, conseguimos descontos. A mercadoria mais barata favorece o aumento do consumo", disse o responsável pelas compras do supermercado, Wenderson Leite Borges.

 

Para atender a demanda o Supermercado Vip, no bairro São Salvador, na região Noroeste de Belo Horizonte, vai aumentar entre 10% e 15% o estoque de produtos voltados para as festas de fim de ano. As vendas devem crescer 15% durante o último trimestre. Entre janeiro e agosto, a empresa manteve o ritmo de crescimento, cerca de 7%, frente o mesmo período do ano anterior.

 

"A crise econômica não interferiu no nosso desempenho. Para ficarmos imunes, investimos no atendimento ao cliente, nas condições de pagamento e na variedade de produtos e preços", disse o diretor do Vip, Fernando Bravo Elias.

 

No Supermercado Prado, no bairro Prado, região Oeste da Capital, a saída encontrada para vencer a concorrência de preços com os hipermercados foi o ingresso em uma central de negócios, a Rede Perto. A central é composta por 40 supermercados da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Através das negociações em conjunto e do maior volume de compras ocorre queda nos preços.

 

A primeira remessa de compras do supermercado feita através da rede será realizada no próximo mês, e será voltada para as festas de fim de ano. A expectativa é obter um incremento de 10% no faturamento durante o último trimestre, frente igual período de 2009. Entre janeiro e agosto, a empresa manteve o faturamento estável ao obtido em igual intervalo de 2008.

 

"Vamos manter os estoques nos mesmos níveis do ano passado, mas estimamos um crescimento de 10% no faturamento. Porém vamos agir com muita cautela devido à instabilidade do mercado. Com essa decisão esperamos evitar prejuízos", disse o sócio e gerente do Supermercado Prado, Gilson de Deus Lopes.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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