O retorno dos investimentos das montadoras em picapes, modelos que integram a categoria dos comerciais leves, já trouxe impacto positivo no crescimento desse segmento no mercado brasileiro. Em um ano repleto de lançamentos, o segmento de picapes registrou alta de cerca de 6% no acumulado do ano até agosto na comparação com o mesmo período do ano passado.
O agronegócio brasileiro tem sido um dos pilares do movimento que tem puxado para cima a procura por esse tipo de veículos. O habitat ideal desses modelos é exatamente a zona rural. "O agronegócio vem ao encontro das picapes e estamos apostando muito no setor", afirmou Wilson Vasconcellos, gerente de Picapes da Ford. De acordo com o executivo, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será outra mola propulsora para números que demonstrarão crescimento do segmento.
"A expectativa é muito positiva para esse setor que não teve crescimento significativo nos últimos anos", destacou. "O ciclo de investimentos para as picapes ficou parado até 2007.
De 2008 para cá isso mudou e houve diversos investimentos de diversas montadoras e isso deverá continuar nos próximos anos", disse Vasconcellos.
De acordo com Vasconcellos, o uso urbano de picapes, outro segmento em alta, começou a se desenvolver com mais força em 2006. "Descobrimos um consumidor que precisa de caçamba e que não sente necessidade de um veículo a diesel. É um mercado de picapes médias a gasolina", disse. De acordo com o executivo, as picapes estão sendo, ainda, uma alternativa de transporte para os frotistas, principalmente nos maiores centros urbanos.
O crescimento das picapes em cidades também é destacado pela coordenadora de produtos Picapes da Chevrolet (marca pertencente ao grupo da General Motors), Kátia Gamba. "Nós estamos notando crescimento das picapes premium, que são aquelas com mais conteúdo. Elas já representam 40% das vendas", afirmou.
"Ainda tem espaço para crescer. Houve muitos lançamentos e o mercado está bem aquecido", completou Kátia.
A Chevrolet, detentora da marca S10, anotou recorde de vendas do modelo em julho, mês em que foram comercializadas 3,8 mil S10. "Nós somos a única montadora com a tecnologia flex para picapes médias", disse a coordenadora de picapes da Chevrolet. Segundo ela, de 60% a 70% dos modelos vendidos são flex. O segmento se subdivide em dois grupos principais: compactas e médias. No primeiro, as mais vendidas são a Fiat Strada, VW Saveiro, Chevrolet Montana e Ford Courrier. Entre as médias, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e Mitsubishi L200 .
A Fiat, da marca Strada, que é líder no segmento de compactos, comemorou a marca de vendas do modelo no acumulado do ano até agosto, período em que comercializou mais de 57,3 mil unidades, alta de 23% na comparação com janeiro-agosto de 2008. "Hoje a nossa picape, que é fabricada exclusivamente em Betim, é exportada para 35 países da Europa, América Latina e África", disse.
As picapes compactas, segundo Vitor Meizikas, consultor Molicar, possuem uma lógica diferente das médias.
A diferenciação vem principalmente do público consumidor, que muitas vezes busca mais o design do veículo do que um uso de sua caçamba. Apenas esse segmento teve crescimento de 8% até agosto deste ano ante o período anterior.
Outro dos filões das montadoras tem sido os lançamentos de picapes derivadas de carros, que também já caiu no gosto popular. Apenas esse segmento cresceu 4% nos primeiros oito meses do ano ante igual período de 2008.
Destaque no setor automotivo, o segmento de picapes registrou crescimento de 6% no acumulado do ano até agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta aconteceu em consequência do grande número de lançamentos das montadoras, além do desempenho do setor agrícola. "O agronegócio vem ao encontro das picapes, e estamos apostando muito no setor", afirmou Wilson Vasconcellos, gerente de Picapes da Ford.
Outro fator também apontado como determinante para o crescimento das picapes, segmento integrado ao setor dos comerciais leves, foi o retorno dos investimentos por parte das montadoras desde o ano passado.
De acordo com o executivo da Ford, o uso urbano das picapes, outro segmento em alta, começou a se desenvolver com mais força em 2006. De acordo com Vasconcellos, as picapes estão sendo, ainda, uma alternativa de transporte para os frotistas, principalmente nos maiores centros urbanos do País.
O crescimento das picapes em cidades também é destacado pela coordenadora de produtos Picapes da Chevrolet (marca do grupo da General Motors), Kátia Gamba. "Nós estamos notando crescimento das picapes premium, que são aquelas com mais conteúdo. Elas já representam 40% das vendas", afirmou. "Ainda há espaço para crescer mais. Houve muitos lançamentos e o mercado está bem aquecido", completou Kátia.
A Fiat, montadora da Strada, líder no segmento de compactos, vendeu no acumulado do ano até agosto mais de 57,3 mil unidades, alta de 23% na comparação com o período janeiro a agosto de 2008.
Veículo: DCI