Bauducco estuda abrir o capital

Leia em 3min

Alimentos: Faturamento vai a R$ 1,4 bilhão e produção será de 50 milhões de panetones


  
A Pandurata Alimentos, dona da marca Bauducco, deve bater todos os seus recordes neste ano. O faturamento anual somará R$ 1,4 bilhão até 31 de dezembro, com 14% de crescimento sobre 2008. É a maior receita em 57 anos de fundação. "A empresa está no seu melhor momento", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia, fundada em 1952 por Carlo Bauducco. Dirigida por seu filho, Luigi Bauducco e seu neto, Massimo Bauducco, a Pandurata avalia a possibilidade de abrir o capital.

 

Não existe, ainda, prazo definido ou consultoria ou banco de investimentos contratados para avançar nesse processo. Mas ir à bolsa é uma opção estudada seriamente. "A Bauducco começou a profissionalizar sua gestão há 15 anos", diz Cardamone. Toda diretoria e gerência da empresa, sediada em Guarulhos, é formada por profissionais sem relação com a família Bauducco. "A chance de que esse movimento de profissionalização e de mudança na estrutura da companhia leve à abertura de capital é crescente". Segundo ele, exemplos como os da Hypermarcas e da JBS, que foram à bolsa em 2008 e 2007, respectivamente, animam a Pandurata.

 
 
Enquanto estuda o assunto, a Bauducco investe. A produção nesta temporada de Natal chegará a 50 milhões de panetones - quantidade suficiente para que todos os 191 milhões de brasileiros, gostando ou não, comam pelo menos uma fatia do quitute. Para dar conta de toda essa produção sazonal (20% maior que a de 2008), a companhia investiu R$ 60 milhões em infraestrutura e marketing - cinco vezes mais que a verba total do Natal de 2008.

 

Metade dos R$ 60 milhões separados para este Natal foi consumida na compra e importação da Itália de um equipamento gigante capaz de fabricar 210 mil panetones por dia. "A máquina já está a todo vapor", diz Cardamone. Este ano, a empresa adiantou, assim como outros fabricantes, em duas semanas a estreia da já esperada "primeira fornada."

 

Com 65% do volume e 76% do faturamento das vendas da iguaria natalina no país, a Bauducco, segundo o diretor, estará mais agressiva do que nunca para garantir a expansão do segmento no país. Para as ações promocionais e propaganda da temporada serão destinados R$ 20 milhões.

 

Os R$ 10 milhões restantes foram direcionados ao aluguel de centros de distribuição (além dos oito que a companhia já tem) e à contratação de funcionários temporários. Nessa época do ano, o contingente de empregados da companhia (3 mil pessoas) praticamente dobra com a chegada de mais 2,3 mil extras -- 10% a mais que em 2008.

 

Hoje, o panetone chega a 45% dos lares brasileiros, a maior parte concentrada em São Paulo e nos Estados do Sul e Sudeste do país. Mas nas outras regiões, o costume de consumir o quitute vêm crescendo, graças ao panetone de chocolate - para o qual a Bauducco criou a o nome chocotone. "A versão de chocolate é um terço de nossa produção, mas é a que mais cresce. O chocotone, que completa agora 30 anos de mercado, é a porta de entrada de novos consumidor na categoria", explica Cardamone. Para comemorar a data, a Bauducco preparou uma edição especial: além de gotas e cobertura de chocolate, o panetone é recheado com creme - também de chocolate.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Líder varejista no Nordeste abre 50 lojas e reforça presença no Rio

Sem fazer alarde, a rede baiana Insinuante, líder varejista no Nordeste, faz juz ao próprio nome e vai con...

Veja mais
Crise barateia arroz e feijão

A crise global ajudou a baratear o prato mais tradicional na mesa do brasileiro: o arroz e feijão. Nos últ...

Veja mais
Havaianas no açougue e Coca-Cola no saquinho

O português José Silvestre, 38 anos, sócio da Kikarnes - uma pequena rede de três açoug...

Veja mais
Executivo-chefe da Cadbury admite que há sentido em união com Kraft

O executivo-chefe da Cadbury, Todd Stitzer, pareceu dar sinais, ontem, de que admite o "sentido estratégico" da c...

Veja mais
Conversão integral

A Jasmine, empresa especializada em alimentos naturais, funcionais e integrais e que tem uma linha de orgânicos ce...

Veja mais
HP corta preços para consolidar liderança

A Hewlett-Packard Co. começou a aproveitar a crise no mercado de tecnologia para fortalecer sua posiç&atil...

Veja mais
Bunge já está entre as três maiores exportadoras de açúcar do mundo

A Bunge está montando no Brasil sua plataforma internacional de açúcar. Os primeiros passos foram d...

Veja mais
Extra tem 1ª unidade em Osasco

O Grupo Pão de Açúcar inaugura hoje o primeiro hipermercado Extra em Osasco (SP). Com investimentos...

Veja mais
Drogaria São Paulo mira gestão

Para desenvolver as ações de gestão da marca, além da comunicação nas lojas, a...

Veja mais