Projeto-piloto vai testar uso da NF-e no varejo em cinco estados

Leia em 2min 40s

Adesão será mais fácil para empresas como shoppings e supermercados


Representantes dos estados de Amazonas, Sergipe, Mato Grosso e Maranhão assistiram ontem, em Porto Alegre, à apresentação da experiência gaúcha com o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nas vendas do varejo para o consumidor final e definiram a ampliação dos testes. A expectativa é que ainda na primeira quinzena de julho seja formado um grupo piloto, com dez empresas de diferentes segmentos, para testar a emissão da nota e as alternativas de contingência.

O mecanismo está sendo chamado nacionalmente de Nota Fiscal de Consumo Eletrônica (NFC-e) e tem sua articulação técnica e política intermediada pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que organizou o evento na Capital. A proposta é que os testes ocorram pelo menos até o final do ano, quando alguns estados (como já prevê o Rio Grande do Sul) devem ampliar o acesso à emissão eletrônica a todas as empresas varejistas, que devem aderir de forma voluntária.

Nesse período, segundo detalhou o subsecretário da Receita Estadual gaúcha, Ricardo Neves Pereira, além de avaliar as experiências, os estados devem tramitar as leis necessárias para que a NFC-e possa substituir os cupons fiscais (que exigem uma estrutura de impressoras homologadas que são dispensáveis ao novo sistema). No Rio Grande do Sul a alteração já foi aprovada. “Trabalhamos pela convergência do projeto estadual e dessa iniciativa nacional”, ressaltou Pereira.

Ao se dirigir aos empresários presentes, o subsecretário afirmou, ainda, que as empresas que têm uma estrutura de comunicação de dados confiável (como os shoppings centers e supermercados) terão mais facilidade para aderir à NFC-e. “O modelo está pronto e tende a mudar toda a realidade, a transformar um paradigma.”

Pereira disse que a nota fiscal eletrônica usada pelo varejo nas vendas ao consumidor final irá usar a mesma infraestrutura de liberação aplicada na emissão das notas fiscais eletrônicas aplicadas entre as indústrias e distribuidoras. Esses documentos precisam de uma autorização do fisco para serem emitidos. “Dentro da previsão de investimentos nos projetos de Nota Fiscal Eletrônica (geral), Nota Fiscal Gaúcha (programa de incentivos à emissão e combate à informalidade) e Nota Fiscal Eletrônica no Varejo, temos prevista a aplicação de R$ 10 milhões em infraestrutura nos próximos anos”, explicou.

Os recursos devem ampliar a capacidade de armazenamento e processamento da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, que presta serviços de autorização para outros estados, além de fortalecer a estrutura de comunicação. Pereira afirmou que os estados que participarão do projeto-piloto nacional terão liberdade de escolha para fazer a autorização das notas via Sefaz gaúcha ou por estrutura própria ou de outro órgão autorizador.

As soluções encontradas por essa experiência nacional, ressaltou o subsecretário, serão observadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e darão base para a aplicação da nota eletrônica em todo o País. “Estamos cuidando para que o grupo piloto seja formado por empresas de diversos setores e estados para testar todas as situações. Estamos vendo como será a adaptação para que a compra à vista ou por estrangeiros possa seguir sendo feita de forma anônima, sem a apresentação do CPF ou CNPJ, que é uma das exigências feitas pelo modelo de NF-e usado na indústria”, concluiu.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Concorrência beneficia os lojistas

Dois anos após a abertura do mercado de credenciamento, que possibilitou que um único terminal de leitura,...

Veja mais
Competição entre bandeiras fica maior

O desenvolvimento do mercado brasileiro, que cresce a uma taxa de 23% ao ano, a entrada de novas empresas no setor, as i...

Veja mais
Google lança ferramenta para patrão rastrear funcionários

Um novo serviço do Google Maps, serviço de geolocalização da empresa, vai acabar com a priva...

Veja mais
Magazine Luiza fecha acordo com a Cardif

Parceria permitirá a oferta de produtos de seguros pelo site ou nos pontos de venda da varejista  O Magazine...

Veja mais
Pontofrio.com firma parceria com SDonline

A parceria entre os portais de e-commerce Pontofrio.com e SDonline, site desenvolvido pela arquiteta Fernanda Marques pa...

Veja mais
Internet faz shopping buscar novo modelo

Menos shopping centers, mas cada vez maiores. E sempre, claro, com boa rentabilidade. Essa é a estratégia ...

Veja mais
Cooxupé aposta em vendas on-line

Cafeicultores cadastrados na cooperativa já estão realizando os negócios pela internet.Os produtore...

Veja mais
O mundo em barras

Imagine o tempo de espera nas filas de supermercados sem o uso da leitura do código de barras. Essa era a dura re...

Veja mais
Abras participa da Conferência Internacional de Automação e Logística da GS1

O presidente da Abras, Sussumu Honda, e o superintendente, Tiaraju Pires, participaram da Brasil em Código - II C...

Veja mais