Pensando no segmento do atacado, a diretoria do grupo promete oferecer preços 5% mais baratos do que o praticado na média do atacado local e 15% mais em conta do que a rede varejista
O grupo norte-americano Walt-Mart inicia hoje sua fase de expansão em Fortaleza com a inauguração da loja Maxxi Atacado no bairro da Maraponga. Pensando no segmento do atacado, a diretoria do grupo promete oferecer preços 5% mais baratos do que o praticado na média do atacado local e 15% mais em conta do que a rede varejista.
A loja entra na concorrência direta com grupos de peso como o Pão de Açúcar, que recentemente inaugurou a rede de atacarejo Assai e a própria rede Makro. De acordo com o diretor de Operação da Maxxi, Marcelo Dalmáz, há planos para abertura de outras unidades no Ceará, mas nada pode ser adiantado por enquanto. "Tudo depende dos estudos de avaliação de mercado que sempre fazemos antes de investir numa região. A concorrência é muito saudável e importante para nortear a qualidade dos nossos serviços", explicou Marcelo enfatizando que mesmo vendendo para pessoa física, o foco da loja será o mercado atacadista. A diretoria não divulga valores quanto à expectativa de faturamento.
A diferenciação de preços para tentar superar a concorrência é baseada em pesquisa de preço diária de mais de mil produtos feita pela própria rede. A unidade de Fortaleza é a quarta loja da rede Maxxi, que mantém as outras unidades no estado da Bahia. Até o final do ano, serão mais seis unidades inauguradas, mas a Assessoria de Imprensa não confirmou em quais cidades serão instaladas as lojas.
De acordo com o diretor de Operações da Maxxi, Marcelo Dalmáz, o foco da loja será as classes C e D, que representa hoje 52% e 14% do público consumidor da empresa, respectivamente. São cerca de seis mil itens com produtos de marca própria e outros que representam 100 empresas regionais. Dentro do universo desses produtos, a loja vai disponibilizar marcas para linhas específicas de alimentos, de equipamentos de cozinha para bares e lanchonetes, de eletroeltrônicos e a linha voltada para a dona de casa e comerciante em geral.
A Maxxi da Maraponga vai gerar diretamente 200 empregos. Somando-se a uma loja do Bompreço e duas do HiperBompreço, são 800 postos de trabalho sendo gerados pelo grupo Walt-Mart em Fortaleza. Presente em 17 estados do Brasil com 337 lojas, o grupo Walt-Mart chegou ao País em 2000 explorando a rede varejista nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul e mantendo as marcas locais, como a Big, a Sonae e Mercadorama.
Em 2004, quando adquiriu o grupo Bompreço, o Walt-Mart manteve as marcas da rede de supermercados e hipermercados e agora vem trabalhando para ampliar sua área de atuação inclusive na Região Norte.
Na loja de Fortaleza, outros serviços pretendem ser o diferencial da rede de atacado. É o caso da drogaria Maxxi que vai oferecer medicamentos genérico ao preço de até R$ 9,90, além de oferecer 2,5 mil itens na prateleira. Com a bandeira da responsabilidade socioambiental, a empresa mantém o Instituto Walt-Mart que apóia projetos de desenvolvimento econômico, social e cultural nas localidades do entorno onde inaugura a loja. No caso da Maraponga, serão doados R$ 5 mil para o Orfanato Mãe Ternura.
Veículo: O Povo - CE