Indústria de sorvete lança produtos para elevar venda

Leia em 1min

As altas temperaturas do inverno deste ano animaram fabricantes de sorvete, que tentam elevar a penetração em um mercado considerado ainda longe de seu potencial.

"O mercado local ainda tem muito espaço para crescer", diz Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil. Quando compara com o consumo das Filipinas, onde o executivo já atuou, a penetração do produto no Brasil é mais baixa, apesar de ter renda per capita maior.

Brasileiros associam sorvete a verão, diferentemente de europeus ou americanos, segundo Thaine Cal, da Jundiá.

"Normalmente percebemos queda maior de março a setembro. Mas, neste ano, não teve sazonalidade", diz.

As empresas não divulgam números. Informam apenas que estão em crescimento.

Para elevar o consumo, farão mais lançamentos. A Nestlé teve seis em 2011 e cinco neste ano, até agora. A Unilever fez 12 desde dezembro.

Para a Nielsen, porém, o segmento se desacelera ante o ano passado.

Um levantamento realizado de janeiro a abril mostra diminuição tanto no volume comercializado quanto no faturamento do setor.

"O verão de 2011 teve temperaturas mais altas. Alia-se a isso uma prática de preços agressiva por parte da indústria no ano passado", diz Ramon Cassel, da Nielsen.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Produtos típicos do Natal começam a chegar ao varejo a preço de ouro

Ainda sem concorrência nacional, valores assustam até comerciantesNectarinas, pêssegos e mirtilos abr...

Veja mais
Dia das Crianças: vendas até 15% maiores

As lojas de brinquedos de Belo Horizonte estão otimistas quanto ao aumento da demanda para o Dia das Crianç...

Veja mais
Orgânico? Convencional? Tanto faz

Um morango orgânico tem mais vitamina C que um convencional? Talvez sim, talvez não. Cientistas da Universi...

Veja mais
Varejo ganha força na venda a prazo

A movimentação do varejo paulistano se manteve moderada na primeira quinzena de setembro. Na compara&ccedi...

Veja mais
Criacionistas atacam campanha de refrigerante

Uma campanha do refrigerante americano Dr Pepper, marca da Coca Cola, está causando furor na internet, especialme...

Veja mais
Empresa cria tecido autoadesivo com foco nos jovens

Pesquisa identificou busca por personalização e pretende aumentar vendas da linha Farm em 20% com novo pro...

Veja mais
Cafeicultores "seguram" produção

Segundo a consultoria Safras & Mercado, até 31 de agosto apenas 34% dos grãos haviam sido negociados.A...

Veja mais
Empresários esperam alta de até 40% para o Natal

Apesar de a atual conjuntura encontrar-se desfavorável ao consumo, diante da perspectiva de um crescimento cada v...

Veja mais
Falta de chuva prejudica criadores de gado leiteiro de São Paulo

No norte do estado, não chove há mais de dois meses.Pasto secou e sem alimento para os animais, a produ&cc...

Veja mais