A brasileira Limppano, que compete com gigantes como SC Johnson e Reckitt Benckiser no segmento de produtos de limpeza como panos, luvas e esponjas, investe, agora, em produtos perfumados. A empresa acabar de ampliar sua capacidade de produção, com a inauguração de uma fábrica em Queimados, na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. E vai abrir também um centro de pesquisa no início de 2014, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias e fragrâncias. Hoje, 100% dos aromas usados pela companhia são importados.
Filho do fundador da empresa, o presidente Thomas Buchheim, conta que investiu R$ 15 milhões em recursos próprios nos dois projetos. A expectativa é ampliar as vendas em 25%, considerando também as exportações e o lançamento de novos produtos.
"O brasileiro gosta muito de cheiro. Somos o número um do mundo em consumo de fragrância", afirma Buchheim, acrescentando que esse mercado cresce com o aumento de renda da população.
Ele conta que nos últimos oito anos a empresa cresceu, em média, 16% ao ano, alcançando um faturamento de R$ 112 milhões em 2012. Para este ano, a empresa - de capital fechado e controle familiar - espera faturar R$ 130 milhões.
A Limppano atua em todo o Brasil e exporta para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e parte do Caribe. "A maior parte das nossas exportações é feita via terrestre. Por isso, a logística foi tão importante na escolha da localização da nova fábrica", disse Buchheim, que já possuía uma unidade no bairro da Pavuna, na zona norte da cidade do Rio, onde funcionará o centro de pesquisa.
Desde sua criação, na década de 1960, como uma representação para distribuição de panos de limpeza, a Limpanno já passou por várias transformações. A fabricação própria começou na década de 70. Nos anos 80, a Fábrica da Pavuna passou por ampliação e modernização. As esponjas sintéticas foram incorporadas à linha de produtos na década de 90, quando também foram lançadas luvas, lã de aço e a linha de vassouras.
O resultado é que a empresa é líder de mercado no segmento de panos para limpeza e luvas e disputa a segunda posição na linha de esponjas com a Esfrebom.
A aposta para abocanhar mais um espaço no carrinho do supermercado do brasileiro é o mercado de produtos perfumados. No ano passado, lançou a linha Inspira, de fragrâncias para banheiro e interiores, com 20 itens.
Para o presidente da Limppano, a nova linha está entre as prioridades da empresa e do centro de pesquisa. "A ideia é sair do banheiro e ir para a casa. Queremos atuar em coisas não tão básicas e de volume, com mais exigência tecnológica. Essa foi nossa primeira iniciativa no desenvolvimento de produtos químicos", disse o empresário.
Buchheim explica que o laboratório - primeiro da empresa - terá oito pessoas trabalhando no desenvolvimento de produtos. Para isso, a Limppano está contratando profissionais no mercado, inclusive na concorrência. "Não há mais mistério no mundo. É uma questão de escolher as pessoas certas", resume.
Veículo: Valor Econômico