Leite longa vida está 9,8% mais barato

Leia em 2min 40s

Após subir demais no primeiro semestre, preço caiu devido à entrada do produto importado

 

Alívio para o bolso do consumidor: o preço do leite longa vida caiu 9,77% em agosto na comparação com o mês anterior, na Grande São Paulo. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado GfK, a queda registrada na região, porém, foi menor do que a média nacional, que apresentou retração do custo do produto nos supermercados de 11,01% no período.

 

De acordo com o diretor da varejo da GfK, Marco Aurélio Lima, ao longo de 2008, o preço do leite de caixinha permaneceu estável e chegou até a apresentar pequenas reduções. No entanto, desde o início deste ano, o valor do produto tem registrado altas constantes. “Como subiu demais no primeiro semestre, agora temos um ajuste de mercado, por isso a queda”, explica.

 

De janeiro a agosto, o leite nos supermercados em todo o Brasil apresentou uma alta acumulada de 22,5%. O pico foi em maio, quando chegou a subir, em média, 14,31%, e o preço do longa vida na gôndola atingiu quase R$ 3, em média, no País. Hoje, em São Paulo, por exemplo, é possível encontrar o litro do produto a cerca de R$ 1,70 na rede varejista.

 

Concorrência

 

Para o diretor do MBA da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Tharcisio Souza Santos, o leite passou por uma recuperação de preço no início do ano e agora recuou também por influência do produto importado que chega ao País. “Estamos importando leite dos Estados Unidos e da Europa, via Argentina. Assim, entrando pelo Mercosul, o produto não paga imposto e compete com o nacional, que faz o preço cair”, afirma Santos.

 

Ele explica que, no curto prazo, a entrada de produto importado é boa para o consumidor, pois derruba preços no varejo. No entanto, pode ser ruim no longo prazo. “Se o preço continuar em queda, o produtor será obrigado a eliminar algumas matrizes e, lá na frente, pode faltar produto, e o preço tenderá a aumentar novamente”, explica o diretor.

 

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, Nilson Muniz, acredita que a redução de preço seja um movimento normal de mercado e espera a estabilidade para os próximos meses. “Não temos mais um forte movimento de alta em período de entressafra. Hoje, com a tecnologia, há produção de leite durante todo o ano. E o verão é, normalmente, período de maior produção de leite”, explica.

 

Para Lima, da GfK a tendência para este mês é de o litro do produto de caixinha ainda sofrer uma pequena queda, mas, para os próximos meses, a expectativa é de estabilidade.

 

'Como o preço do leite subiu demais no primeiro semestre deste ano, agora temos um ajuste de mercado, por isso a queda de preços no produto”,
MARCO AURÉLIO LIMA,
DIRETOR DE VAREJO DA GFK


'Estamos importando leite dos Estados Unidos e da Europa via Argentina. Entrando pelo Mercosul, o produto não paga imposto e compete com o nacional”,
THARCISIO SOUZA SANTOS, DIRETOR DA FAAP

 

Veículo: Jornal da Tarde - SP


Veja também

Compras já apresentam perfil mais amplo

  Veículo: Diário do Comércio - SP...

Veja mais
Fabricantes de panetones esperam venda maior em 2009

De olho na demanda maior, fabricantes de panetone turbinam a produção deste ano e reajustam preços....

Veja mais
Líder varejista no Nordeste abre 50 lojas e reforça presença no Rio

Sem fazer alarde, a rede baiana Insinuante, líder varejista no Nordeste, faz juz ao próprio nome e vai con...

Veja mais
Crise barateia arroz e feijão

A crise global ajudou a baratear o prato mais tradicional na mesa do brasileiro: o arroz e feijão. Nos últ...

Veja mais
Bauducco estuda abrir o capital

Alimentos: Faturamento vai a R$ 1,4 bilhão e produção será de 50 milhões de panetones...

Veja mais
Havaianas no açougue e Coca-Cola no saquinho

O português José Silvestre, 38 anos, sócio da Kikarnes - uma pequena rede de três açoug...

Veja mais
Executivo-chefe da Cadbury admite que há sentido em união com Kraft

O executivo-chefe da Cadbury, Todd Stitzer, pareceu dar sinais, ontem, de que admite o "sentido estratégico" da c...

Veja mais
Conversão integral

A Jasmine, empresa especializada em alimentos naturais, funcionais e integrais e que tem uma linha de orgânicos ce...

Veja mais
HP corta preços para consolidar liderança

A Hewlett-Packard Co. começou a aproveitar a crise no mercado de tecnologia para fortalecer sua posiç&atil...

Veja mais